sábado, 6 de junho de 2009

Mangueboy Malungo

"Walking in the morning sun
My pockets are empty now
I don't have anything
Only dirty black boots
And a little flower in hands
Looking to the city
Cabs, buildings, people
A rocket goes in the sky
My mind flies"


Sobremesa - Chico Science


Quando escuto isso realmente "my mind flies", a letra é muito subjetiva e o inglês aumenta essa sensação. Chico Science foi um gênio da música brasileiro, e infelizmente são poucas as pessoas conhecedoras do seu trabalho.

Essa letra é sensacional, pode-se tirar várias conclusões ou reflexões. Talvez seja um trabalhador, indo ao serviço de manhã cedo, sem dinheiro algum e vendo aquele algomerado de coisas que é a cidade. Ou uma pessoa voltando de uma noitada, gastara tudo, meio chapada, tendo alucinações. Vai saber o que ele quis dizer com essas palavras, mas a arte sempre está aberta a interpretações diferentes e isso a faz mais interessante.

Chico Science foi um grande compositor e cantor, nascido em Recife que lamentavemente morreu em um acidente de carro em noventa e sete. E ele acabou sendo um pouco esquecido, não pelos músicos mas pela população em geral. Um escritor como esse não deveria ser esquecido, suas letras falam, de uma maneira totalmente diferenciada, da violência, da luta social, das dificuldades das classes mais baixas, da desigualdade no país, e muitos acontecimentos presentes tanto em sua cidade natal, como em todo país.

Outro dia assistindo à Mtv, foi colocada a seguinte pergunta: qual banda revolucionou o rock nacional? E a Nação Zumbi não foi lembrado sequer uma vez. Não vou citar os nomes das bandas lembradas, pois muitas revolucionaram mesmo e não estou aqui pra criticar nenhuma delas.

Esse fantástico cantor que é (não era, pois será eterno) Chico Science, assim como toda a Nação Zumbi deveriam ter mais valor. Suas letras são sensacionais e muito expressivas. Uma batida forte e a guitarra alucinante de Lucio Maia, ao qual ainda dedicarei uma postagem. Para os que não conhecem, misturam rock, samba, maracatu, eletronica e muitos outros estilos. Além de tudo, sempre estão se modernizando, atualizando suas músicas, para tornar cada disco único.

Deixa o cara falar que ele explica melhor que eu:


Chico! Vamo se embora que o mundo arrudiou!

2 comentários:

Larissa Bacellar disse...

Já tinha ouvido falar de Nação Zumbi, mas não sei se tinha escutado oO
Ennfim :]
Beeijos;

Tigre disse...

Cara com concordo com o que vc falou. Curto muito o nação a formação atual, conheço tmb a fase do chico, só não vivi pois eu era muito novo quando ele morreu, mas me recordo de colegas mais velhos cantando maracatu atômico. Mais uma coisa é certa cara, o nação não anda na mídia, mas os caras tem publico muito grande, aqui em salvador mesmo show dos caras é casa cheia.

Mais é isso ai
Belo post
Abraço